sexta-feira, 4 de março de 2011

Bravura Indômita


Nas últimas férias, resolvi assistir uma penca de westerns, gênero pelo qual sempre tive simpatia, mas agora resolvi dar um pouco mais de atenção.

Bravura Indômita é um bom exemplar do gênero. Temos os mocinhos bons de tiro (embora Rooster Cogburn, interpretado por Jeff Bridges, com seu tapa-olho e constante bebedeira, não tenha uma mira perfeita), a clássica cena de forca que parecia um show para a população e bala pra todo lado.

O que o torna diferente é uma mulher, ou melhor, uma menina (Hailee Steinfeld), que tem força, inteligência e coragem para tentar vingar a recente morte do pai, morto por um ex-empregado. A moça contrata Cogburn e os dois, juntamente com o oficial texano interpretado por Matt Damon, vão em busca do assassino.

O personagem de Bridges mostra um cowboy já envelhecido e cheio de vícios, mas não menos heróico. O confronto dele com o texano rende bons momentos, principalmente quando este tem a língua cortada. Mas quem domina o filme é a Mattie Ross, a menina religiosa, teimosa e bem a frente de seu tempo.

O filme começa bem melhor do que termina. Não gostei de ver a garota indefesa, acabando por servir como "dama em apuros" ao final da película, após se mostrar como alguém tão independente (ou o mais próximo disso que seria possível no velho oeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário