quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Rede Social


Dei boas risadas quando soube que filmariam a história da fundação do Facebook e me perguntei quem gostaria de ver um filme sobre isto.

Quando descobri que David Fincher seria o diretor, tive que repensar meus conceitos. Ao ver o trailer do filme, com aquela versão de Creep do Radiohead, sabia que teria que assistir a película.

Existem vários temas pertinentes à história. Mark Zuckerberg "criou" "seu" website prestando atenção no que já existia, no que funcionava ou não, acrescentando uns toques que podem ou não ter sido de sua autoria (lhe garantindo uns bons processos nas costas, o que perdura até hoje).

É fascinante como alguém que possuía quase nenhuma vida social entendesse tanto do mecanismo que a rege. E também como um excluído pudesse se tornar um dos homens mais invejados do planeta (quem não gostaria de ser bilionário como Bruce Wayne ou Tony Stark?)

Será que alguém que lutou até o fim por uma idéia que sabia ser extremamente criativa e inovadora mereça ser tratado como vilão? Mas como tal pessoa pode passar o único amigo para trás e dormir a noite? (Vai ver a montanha de dinheiro ajude). A cena final, na minha opinião é extremamente ficcional, mas ainda assim marcante, emblemática e humanizante para o "personagem".

Um filme intrigante, que dá o que pensar e mostra nossa realidade atual. Tanto que ao assistir ao filme já pensava no que blogaria sobre ele a posteriori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário